Lorem ipsum dollar sit ammet

Sistemas na nuvem

Computação em nuvem ou cloud computing é o nome dado ao serviço de armazenamento de arquivos e de sistemas que possibilita acesso remoto a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. O termo já é bastante conhecido e, de uns anos para cá, tem ganhado força graças ao seu desenvolvimento e aplicação prática.

Muitas são as vantagens de migrar e manter seus sistemas na nuvem e a principal delas é: sua gestão está baseada na internet, ou seja, disponível 24h por dia, todos os dias e online.. Essa conexão entre os sistemas e a rede global possibilita a portabilidade e o compartilhamento de arquivos, a gestão remota por um ou mais usuários, em qualquer lugar, e mais segurança com seus dados.

Confira abaixo as principais vantagens que estão levando as empresas a migrar seus sistemas para a nuvem e como essa tecnologia pode auxiliar na gestão do seu negócio.

Mais economia e redução de custos

Sistemas na nuvem  são menos custosos do que ter um servidor próprio justamente porque compartilham espaço de armazenamento e não exigem licenças de software e programas. Além disso, reduzem a necessidade de pessoal especializado dentro da empresa (TI) para lidar com possíveis problemas do sistema essas despesas ficam ao cargo da plataforma escolhida pelo cliente.

Dessa maneira, reduz-se significativamente o custo (e o tempo) de implantação e manutenção. Softwares em nuvem sai bem mais barato se comparado a um sistema tradicional. E não há limite para o crescimento: se necessário, você poderá ampliar a capacidade da sua estrutura com um acréscimo no investimento mensal. Aliás, esse é outro ponto bastante relevante: não há custo de implementação e instalação. O cliente paga apenas as mensalidades, que são taxas fixas capazes de dar conta de tudo o que é preciso para que o sistema funcione a contento.

Maior segurança de dados confidenciais

A segurança de dados confidenciais é uma das principais preocupações na hora de se optar pela migração de sistemas na nuvem. A maioria dos provedores de computação em nuvem utiliza recursos avançados de segurança, como criptografia SSL, AES entre outros.

Outra aspecto de segurança relacionada ao cloud computing é a despreocupação de realização de backup. O espelhamento de informações é garantido pelo provedor da aplicação para impedir a perda de dados caso algum problema aconteça.

Atualizações automáticas e rápida aplicação de melhorias

A atualização de novas ferramentas e softwares, assim como a manutenção geral do sistema, é feita de forma automática em sistemas na nuvem. Isso significa que você não precisa se preocupar em disponibilizar uma equipe de TI para isso.

Maior flexibilidade e ajuste às necessidades da sua empresa

Sistemas desenvolvidos em nuvem são mais flexíveis e se ajustam com mais facilidade à demanda mensal da sua empresa. Outra vantagem é a de que geralmente esses sistemas rodam em formato de web, podendo ser instalados em diversos ambientes e plataformas e sem a necessidade de adaptação.

Maior mobilidade empresarial e trabalho colaborativo

Gerir uma empresa baseada em cloud computing possibilita trabalhar de qualquer lugar por meio da internet. É possível ler e editar relatórios, participar de reuniões, compartilhar documentos com os integrantes da equipe e outras inúmeras funcionalidades que criam maior mobilidade empresarial.

Esse estilo mais colaborativo de trabalho agiliza os processos e aumenta a velocidade do trabalho, elevando também sua rentabilidade.

Diante desse cenário, a expectativa é a de que a tecnologia de sistemas na nuvem continue crescendo. Seus benefícios se mostram cada vez mais viáveis e rentáveis para empresas que querem investir em inovação e sistemas que aumentem a produtividade.

 

Fonte: bytech

Confira também:

Ver mais
shares